segunda-feira, 9 de agosto de 2010




A EFA Dom Fragoso nasceu de um sonho de trabalhadores e trabalhadoras da diocese de Crateús: conquistar a terra e Ter uma vida decente nestes sertões.


A partir de 64 esse sonho foi sendo despertado e alimentado através da educação sindical e da luta pela terra e pela vida.

A CPT foi se formando e muito contribuiu para a retomada dos sindicatos e a conquista de muitas áreas de terra.

Hoje, nova exigência se coloca: uma educação para a convivência com o semi-árido, o que permitirá a permanência na terra e a conquista de uma vida decente e feliz.

Objetivos:

• Possibilitar uma formação integral que trabalhe com as pessoas nas suas várias dimensões;

• Contribuir para o desenvolvimento do campo, partindo da convivência com o semi-árido;

• Juntar a sabedoria prática com a teórica, criando condições aos educandos/as de serem protagonistas de uma nova sociedade, a comunhão, a justiça.

4 comentários:

  1. A EFA É EXEMPLO E MODELO DE EDUCAÇÃO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO. É VISÉVEL PELA SUA HISTÓRIA E PELA SUAS EXPERINÊNCIAS EXISTENTES. PELA SUA METODOLOGIA. OS EDUCANDOS QUE ESTUDAM NA EFA TEM UM OUTRO OLHAR PARA SUA REALIDADE E UM OUTRO JEITO DE FALAR E CUIDAR DA NOSSA MÃE TERRA.
    A EFA VEM PRA MOSTRAR QUE É POSSÍVEL CRIAR-SE TÉCNOLOGIA APROPRIADAS DE CONVINVÊCIA COM SAB E QUE SONHAR FAZ PARTE DA REALIDADE, É SONHANDO QUE FAZ A HISTORIA ACONTECER.

    ResponderExcluir
  2. Ingressar na EFa vai além dos limites da sala de aula. É uma escola que disponibiliza ao jovem uma educação para as diversas realidades da vida. Além disso, trata o lado humano de cada ser inserido na mesma.
    Sou grato por ter estudado na EFA!

    Luan Alves

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente com os comentarios acima, é um orgulho ter estudado nessa escola, sinto muita saudades de lá, afinal de contas foi lá que passei os melhores momentos de minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Fui conhecer a EFA Dom Fragoso e fiquei encantado com a metodologia lá trabalhada.Lá tive a certeza que a esperança de dias melhores ainda existe e a Terra Mãe cada vez mais está sendo bem cuidada.Aprender a conviver com o Semiárido é fantástico... Parabenizo a todos pela persistência e pela luta.

    ResponderExcluir